sábado, 3 de julho de 2010

Google estende proteção de login para todos seus serviços

Depois dos ataques sofridos no começo do ano, o Google começou a tomar medidas para proteger usuários dos seus serviços. Agora, toda vez que um login considerado suspeito for feito, o dono da conta receberá um aviso sobre a ativação.

Até agora, apenas o Gmail contava com o mecanismo. Mas, de agora em diante, serviços como o Buzz, Google Docs, Google Calendar, Blogger também terão a funcionalidade incorporada. Os padrões utilizados para considerar um acesso como suspeito serão a localização geográfica e o endereço IP – se as informações forem muito diferentes das habituais, o usuário receberá o aviso.
A preocupação da gigante de internet começou em janeiro desse ano, quando a empresa revelou que havia sido alvo de um ataque “altamente sofisticado”. Na ocasião, várias pessoas relataram ter suas contas hackeadas pelo governo chinês – principal suspeito de organizar as invasões contra ativistas chineses contrários ao regime de Pequim. Empresas americanas e Européias também foram alvo dos hackers.

“Se você logar usando um endereço de IP remoto, nosso sistema irá lhe avisar. Então, se você normalmente loga da sua casa na Califórnia e, algumas horas depois, sua conta é acessada da França, você verá um aviso”, explica Pavni Diwanji, diretor de engenharia do Google.

Apesar disso, o Gmail ou o Blogger não irão bloquear seu acesso caso aconteça um imprevisto – como, por exemplo, você acessar sua conta no aeroporto de São Paulo e, quando chegar a Paris, logar de novo. O próprio usuário pode controlar as notificações ou mesmo “dispensar” o aviso.

Um especialista em segurança da Independent Security Evaluators afirmou que há brechas no sistema de notificação. Mesmo assim, a iniciativa do Google parece ser uma ótima medida para melhorar a segurança da informação. Afinal, cada vez mais as pessoas usam serviços como o Google Docs e o Google Calendar para fins profissionais.

E ninguém gostaria de ver aquele segredo comercial importantíssimo vazando na web, não é verdade?


Fonte: BlogImpacta

Nenhum comentário: