quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quebrando Criptografia - O frio quebra qualquer criptografia?

Estudantes de Princeton descobriram uma maneira muito simples de burlar a criptografia dos principais sistemas operacionais: através do frio. A técnica deles é banal e mostrou como ler dados de arquivos criptografados, algo que teoricamente seria impossível de ser feito.


A técnica consiste em resfriar a memória RAM do notebook ou computador, pois desta maneira os dados continuam ali por algum tempo mesmo após o computador ser desligado. Com isso, é possível ler os dados existentes ali e extrair as informações necessárias. Os estudantes conseguem ler o conteúdo existente na memória RAM de um computador em outro computador (ou através de um HD externo), e com isso decodificar ainformação existente ali.

O vídeo abaixo mostra como isso pode ser feito:

Alguns notebooks utilizam pentes de memória RAM que mantém os dados por mais tempo depois que o computador é desligado, e com isso nem é necessário resfriá-los para "roubar" os dados.

Os estudantes fizeram uma demonstração lendo informações criptografadas pelo BitLocker do Windows Vista, embora a mesma técnica funcione no FileVault do Mac, TrueCrypt no Linux e, teoricamente, qualquer outro programa de criptografia.

Eu hein....

Fonte:http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=31476&zoneid=300&resumo=

Nenhum comentário: